Breve desabafo sobre o Linkedin




Bora lá, para começar: tudo o que eu vou falar daqui para frente nada mais é do que um tipo de estresse que eu tenho a respeito das redes sociais e que eu passei a ter um pouquinho mais depois de ler um post do site do Fábio Akita. Muitas pessoas o conhecem, muitas pessoas sabem quem ele é, porque ele é, de certa forma, uma influência dentro do meio de tecnologia em geral. Nesse site, ele falava sobre como é distribuído o conteúdo nas redes sociais.

Eu, particularmente, tenho uma raiva um pouco generalizada pelo modo como as coisas são distribuídas, ainda mais no LinkedIn. Não sei se posso falar mal do LinkedIn, até porque isso aqui vai ser postado no LinkedIn. Mas o fato é que as coisas que são escritas e postadas lá não parecem ter um alcance muito grande.

Provavelmente, eu, como acredito que seja o caso, não tenho habilidade suficiente para fazer exatamente os tipos de conteúdos que chamem atenção dentro do LinkedIn. Sendo alguém que estuda engenharia de software, eu gostaria muito de poder exercer parte do que aprendo, explicar parte das coisas que estudo, postar no LinkedIn e tudo mais. Mas parece inviável, porque o conteúdo não alcança as pessoas.

As coisas que eu posto não têm alcance. Chegam, no máximo, a 2 ou 5 pessoas. Não importa o quanto eu pesquise, o quanto eu veja vídeos no YouTube, leia sites ou procure no Google sobre como fazer posts melhores para o LinkedIn, elas simplesmente não têm alcance. E, para piorar, aquelas que você vê por aí alcançando pessoas são, muitas vezes, geradas por inteligência artificial. E é muito óbvio que elas são.

A questão é: por que essas alcançam pessoas e os nossos posts não? Eu fico, às vezes, pensando que isso pode ser porque as pessoas assinaram o LinkedIn Premium. Será que quem não assina o LinkedIn Premium nunca vai conseguir ter seus posts vistos? Ou será que existe algo mais?

Eu até tenho redes e seguidores. Tenho 55 seguidores, o que deveria ser suficiente para alcançar, no mínimo, umas 10 visualizações por post, ou pelo menos é o que se espera. Mas isso não acontece. No LinkedIn, simplesmente não acontece. Na verdade, chega a passar uma semana e 2 pessoas visualizaram o post. A questão é: por que isso acontece?

Então, isso passou a ser mais uma raiva mesmo, e eu vim deixar aqui explícito. 

Comentários